segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Final de uma semana de trabalho: feliz feito pinto no lixo!

Essa seria a frase que diria a papai se pudesse falar com ele hoje, via Skype. Como não tem net e nem papai, usarei o blog: “Pai, ‘tô que nem pinto no lixo! Tive a felicidade de passar esta semana conhecendo uma das província de Moçambique: Gaza, cuja capital é Xai-Xai”.
Foi uma semana de aprendizagens. Justina Iva tinha razão: este é o meu pós-doutorado, em Educação e na vida! Vi de tido um pouco: urbanização, produções agrícolas, verdadeiros educadores heróis, interior, litoral e savana. É engraçado, sempre que penso em Savana me lembro das aulas de Geografia, só que nos meus livros, sempre haviam zebras. Por aqui não vi nenhuma, só fotos!

Pois é, agora já posso dizer que conheço mais um pouquinho da África e seu povo. Aliás, que povo simpática e colhedor! Fiquei completamente encantada com todos, em especial com as crianças do interior, são lindas! Olhos e sorrisos vivos apesar das adversidades, que são muitas. Soube que tem crianças que caminham de 15 a 20 quilômetros para irem a escola sem uma única refeição. Isto me doeu fundo. Sempre soube desta realidade, mas você olhar na cara da miséria é uma sensação estranha. Já vivenciei isto quando percorria o interior do nordeste brasileiro, mas parece-me que aqui é mais intenso. Nestes momentos é que percebemos o quanto temos!
Também tive a oportunidade de conhecer pequenos agricultores, em especial, mulheres e suas machambas (roçado). Conversei com uma dela a partir de um intérprete, pois ela não fala e nem entende o português, só conhece changana, uma das línguas da região sul do país. Fiz um vídeo da sua fala, não resisti! Depois fizemos uma foto. Como ela ficou feliz! Vou revelar e dar de presente quando voltar no próximo mês.
Uma outra curiosidade é a atração que sentem por ser fotografados! Em uma das escoas que fui, as crianças me perseguiam somente para sair nas fotos. Não consegui muitas fotos das crianças ao natural, pois quando me posicionava elas se viravam e colocavam aquele sorriso de foto! Muito engraçado! Os adultos também gostam muito. Algumas mulheres que estavam trabalhando na colheita pararam para ser fotografadas! Me senti no filme do Tarzan rsssss Praticamente a Jane!
Fora esta característica o restante é muito parecido com o Brasil de ontem e, infelizmente, ainda hoje: má distribuição de renda, escolas em condições precárias, estradas de terra, localidades sem energia elétrica e água encanada. Sobre a água tem um detalhe: nas escolas que visitei não há água encanada, serve-se de furos (poços) com bombas manuais para puxar a água e encher os baldes. Em outros locais a água vem dos rios e fica armazenada em depósitos plásticos com grandes capacidades. A população  se organiza e todos utilizam da água, um bem muito precioso por aqui!
Bem, amigos, como um blog não deve ter textos muito longos, vou deixá-los. Esta semana teremos muitas outras postagens, pois são muitas histórias para contar, minha e da Marisete, minha personal nutricionista, amiga e companheira de trabalho. Na próxima postagem irei privilegiar as fotos para que visualizem melhor minhas palavras.
Abraços e meus desejos de uma semana maravilhosa a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário